SAAE Canindé

Histórico

O primeiro sistema de abastecimento de água de Canindé foi construído pelo DNOCS e entregue à Prefeitura Municipal de Canindé no dia 29 de junho de 1963, na gestão do então prefeito Municipal, Alberto Martins. As instalações que compunham o sistema eram:

  • Um poço amazonas, tipo SESP, com nove metros de profundidade, localizado na margem do Rio Canindé;
  • Uma casa de bombas, tipo SESP, para abrigar os motores;
  • Dois grupos moto-bombas, com motores elétricos GE de 15 KVA;
  • Um reservatório elevado tipo SESP, com 18 metros e com capacidade para 227 m³ de água, localizado ao lado, onde funcionou a CNEC;
  • Uma adutora de Ferro Fundido de oito polegadas ligando a captação ao reservatório;
  • Rede de distribuição em tubulação de ferro fundido e cimento amianto com extensão total de 6.232 metros, com diâmetros variando de 2 a 6 polegadas.

As ruas beneficiadas eram:

Rua Tabelião Facundo, Travessa Tabelião Facundo, Rua 7 de Setembro, Rua Simão Barbosa, Rua Antonio Martins, Rua São Vicente, Travessa Augusto Rocha, Rua João Pinto Damasceno, Rua 29 de Julho, Rua Dr. Pompilio Cruz, Rua Monsenhor João Cruz Saldanha, Travessa Basílica, Travessa Martins Rodrigues, Rua Mozart Pinto, Rua Romeu Martins, Rua Severiano Martins, Travessa 13 de Maio, Travessa sem denominação, Rua 26 de Maio, Rua Monsenhor Zezinho, Rua da Palha, Rua Joaquim Magalhães e Rua Floriano Peixoto.

Com o passar dos anos, algumas dessas ruas cresceram em extensão, outras mudaram de denominação, o sistema se expandiu e em setembro de 2019 foram contabilizadas 19.153 ligações de água somente na sede do município.

No dia 27 de maio de 1968, na gestão do então prefeito Antônio Weber Magalhães Monteiro, através da Lei Municipal nº 656, foi criado o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Canindé (SAAE) como entidade autárquica municipal, com personalidade jurídica própria, dispondo de autonomia econômico-financeira e administrativa.

Durante muitos anos, o SAAE foi administrado pela Fundação dos Serviços Especiais de Saúde Publica (FSESP) mediante convênio firmado entre o município e aquele órgão federal. Por conta do referido convênio foram delegados poderes à Autarquia para dentre outras ações: definir políticas de expansão e melhorias na prestação dos serviços; política tarifária e política de pessoal; bem como representar a Autarquia em quaisquer negociações com entidades de classes dos trabalhadores, inclusive com poderes para conceder benefícios e vantagens, conforme o disposto no Art. 2º da Lei Nº 1.461/96.

Em 10 de outubro de 1980 foi colocado em operação um moderno sistema de captação, tratamento e distribuição de água, em substituição ao sistema antigo. A captação de água passou a ser do Açude São Mateus, ocasião em que entrou em funcionamento uma moderna ETA (Estação de Tratamento de Água) localizada no alto do Monte, ocorrendo assim, significativa ampliação e melhoramento da rede de distribuição. Na ocasião, também entrou em operação, um moderno laboratório de controle de qualidade da água existente na ETA e o SAAE passou a dispor de orientação técnica altamente especializada através dos engenheiros sanitaristas da FSESP.

Outro ponto marcante na trajetória da Autarquia foi à implantação da primeira etapa do SANEAR (projeto estadual), concluído em 31 de agosto de 1998, na gestão do então prefeito, Luiz Ximenes Filho. O sistema de esgotamento sanitário foi entregue ao SAAE, que por sua vez, passou a administrar esse novo serviço que à época beneficiou cerca de 40% da Sede Municipal com rede coletora e tratamento de esgotos.

A partir de 2001 a Fundação Nacional de Saúde se retira do convênio e a administração do SAAE volta para o município. Nessa nova fase, uma das preocupações do governo municipal foi levar pequenos sistemas de abastecimento de água à Zona Rural. Tendo sido construídos os sistemas da Caiçara, Ipú Monte Alegre, Campos, Vazante do Curu, Salitre, Esperança, Cacimba de Dentro, Bonito, Suissa, Transval, Jacurutu, Guarani Bom Lugar, Salgado Ingá, Salão/Vila Medeiros, Japuara, dentre outros.

Com recursos oriundos do PAC, em 2009, na gestão do então prefeito Manoel Claudio Pessoa Cardoso foi inaugurada uma nova ETA, e também realizada a substituição, por tubos de PVC, de grande parte das tubulações de ferro fundido e cimento amianto da rede de distribuição.

Atualmente o SAAE administra os Sistemas: Sede, Targinos, Caiçara, Ipú Monte Alegre e Salitre, totalizando 20.837 ligações. Em setembro de 2019 o quadro de funcionários do SAAE é composto por 58 colaboradores, sendo 52 efetivos e seis comissionados. Vale ressaltar que desde fevereiro de 2019 já foram convocados 16 novos servidores aprovados no último concurso público, proporcionando assim, uma melhoria nos serviços oferecidos pela instituição.

O SAAE, ao longo de mais de meio século de existência, vem sempre buscando a melhoria da qualidade de vida da população e contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente, demonstrando assim, que é um órgão comprometido com o que faz e com a nossa gente.